Repasses da Reunião do FENPB 11/03/10

FENPB (Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira) é um fórum composto por 21 entidades da Psicologia que tem por finalidade:

  • definir políticas e projetos voltados à melhoria da qualificação profissional dos psicólogos;
  • fortalecer a pesquisa no Brasil;
  • democratizar as entidades representativas de todo o setor;
  • consolidar a relação entre a pesquisa e a prática cotidiana dos psicólogos;

No dia 11 de Março de 2010 teve uma reunião, constava na pauta informes sobre o Ato Médico, CBP (Congresso Brasileiro Ciência e Profissão), CNP (Congresso Nacional de Psicologia), BVS-Psi (Biblioteca Virtual de Psicologia), Prova de especialista em Psicologia HospitalarGTs (Grupos de Trabalho) do FENPB e PL 5440/09 (Piso Salarial).

  • Ato Médico: Foi dado um informe sobre as manifestações que ocorreram ao redor do país, contra o PL 7703/06 (Ato Médico) no dia 09 de Março de 2010.

Foi elaborado um documento pelo CFP com o Clipping de algumas notícias de jornais com informações sobre as manifestações. Disponível no site: https://corepsp.wordpress.com/atomedico/

Até o momento estão inscritas 1200 pessoas e 94 trabalhos.

Ressaltou-se que o prazo para as entidades encaminharem suas atividades é até o dia 15/03, podendo ser prorrogado no máximo até o dia 20/03. Além disso, os convidados deverão pagar a sua inscrição caso queiram assistir outras atividades do congresso.

Os novos materiais do Congresso ficaram pronto (cartazes e marcadores), caso ainda não tenha em sua região preencha a ficha neste site, que solicitaremos alguns materiais que serão enviados por correio.

  • BVS-Psi: Biblioteca Virtual de Psicologia é um serviço organizado pelo FENPB e pelo CFP que disponibiliza e marca revistas do Brasil e da América Latina sobre psicologia.

Foi realizada uma reunião, da comissão técnica, no dia 22 de Fevereiro de 2010  que discutiu alguns pontos que sobre a biblioteca. Esse pontos foram levados para serem construídos com o FENPB. Esse documento pode ser acessado no link: https://corepsp.files.wordpress.com/2010/03/bvs-psi_reuniao_25-02-10.pdf

Um ponto interessante sobre essa pauta diz respeito aos trabalhos de conclusão de curso, que podem constar na BVS-Psi, desde que indicados pelos coordenadores de curso ou que tenham ganhado o Prêmio Silvia Lane.

  • CNP: Congresso Nacional de Psicologia é o que define as diretrizes e ações para o Sistema Conselhos para os próximos 3 anos.

“Este é o momento em que a categoria pode e deve participar e trazer suas ideias para que a próxima gestão tenha em mãos os desejos, os anseios e propostas dos psicólogos brasileiros para a profissão no Brasil”, afirma o presidente do CFP, Humberto Verona (fonte: http://cnp.pol.org.br/sobre)

O Presidente do CFP encaminhou esse ponto dando informes sobre o CNP e sobre o andamento dos eventos, que já estão ocorrendo desde o final do ano passado.

O Congresso se constitui por diversas etapas:

– 1. Eventos Preparatórios: Palestras e GTs, sobre temas específicos, abertos para a comunidade, profissionais e estudantes, estimulando uma reflexão sobre diversos temas. Nesse momento do congresso as teses são pensadas discutidas e encaminhadas.

Para saber mais sobre os eventos preparatórios da sua região, acesse: http://cnp.pol.org.br/eventos-preparatorios

-2. Pré-Congresso: Nessa etapa que ocorrem as elaborações de teses para a etapa Regional e que são escolhidos os delegados para o Congresso Regional, que deve acontecer entre Abril e Maio.

-3. Congresso Regional (COREP): As teses de todas as regiões são apreciadas, discutidas e votadas. Devendo ser aprovadas em pelo menos 5 regiões para serem encaminhadas para o Congresso Nacional.

-4. Congresso Nacional: Etapa final do Congresso. Os delegados dos estudantes serão escolhidos pela CONEP.

  • Prova de Especialista em Psicologia Hospitalar: Foi discutido sobre a Prova de Especialista em Psicologia Hospitalar realizada em conjunto com a SBPH (Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar).

Para saber mais sobre a prova de especialista, acesso a resolução que define sobre essa regulamentação no site do CFP: http://www.psicologia-online.org.br/pol/export/sites/default/pol/servicos/servicosDocumentos/Resolucao_CFP_nx_013-2007.pdf

Foi apresentado pelo CFP e pela secretária do FENPB que a parceria entre as duas entidades foi satisfatória e foi orientado que as próximas provas sejam realizadas em conjunto com as entidades da área a ser avaliada.

  • GTs: Foi retomada a discussão sobre os Grupos de Trabalho

O GT de Residência Multiprofissional, a FENAPSI ficou responsável por esse ponto e irá indicar o responsável pela lista. O GT de políticas públicas e o GT de educação foram discutidos, pensando em formas para serem retomados e garantir a discussão e construção entre as entidades.

Foi propostos que as entidades construam atividades para o CBP em conjunto, visto que todas acabam discutindo questões da formação, sob suas perspectivas.

A FENAPSI introduziu esse ponto pedindo o apoio ao projeto de lei que querem encaminhar pelo deputado Mauro Nazif (PSB), que regulamenta a jornada de trabalho do psicólogo em 30hs, sem redução salarial.

Além disso, apresentou uma tabela de 2007 contendo as funções do psicólogo e a faixa de preço de cada função. Será encaminhada para a lista, para serem acrescentadas funções e corrigidos valores.

Encaminho também a Ata de Reunião do dia 12 de Novembro de 2009, disponível no site: https://corepsp.files.wordpress.com/2010/03/ata-do-fenpb-de-12-11-09.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s