ATA DA REUNIÃO COREP-SP – MARÇO 2010

27/03
Presentes:
Felipe, Luis, Alex, Thiago e Washington (PUC-SP), Amanda, Felipe, Ed e Lara (PUC-campinas), José Fernando (São Camilo), Luis e Bel (Unifesp), Pablo (São Marcos), Gui (USP-SP).

PAUTAS:
Apresentação do COREP
Seminário de educação

APRESENTAÇÃO COREP
Bel e Luis apresentaram a organização do COREP, CONEP e FENEX, explicando como elas se articulam.
Explicou que não teve plenária no ultimo EREP e por tanto que o COREP não tem coletivo gestor e não deliberações para serem seguidas.
Explicou a idéia de fazer o seminário de formação sobre educação para descentralizar as informações e aproximar mais universidades do conselho.

Seminário de educação
O seminário foi organizado da seguinte maneira: mini-grupos onde se debateu a concepção de educação a partir do livro 7 lições sobre a educação de adultos, do Álvaro Vieira Pinto e depois o tema foi discutido com todos. Na 2ª parte debatemos políticas públicas existentes a partir do acumulo adquirido em torno da discussão de concepção de educação. Os temas debatidos foram: SINAES, REUNI e ProUni.

28/03
Participantes:
Felipe. Thiago, Alex, Luís e Washington (PUC-SP), Ed, Lara, Daniel, Amanda, Felipe (PUC-Campinas), Bel (unifesp) e Gui (USP-SP).

Pautas:
Informes
Balanço do ato médico
Psicologia no Ensino Médio
FENPB
CBP
CNP
Organização do corep

Informes
Dan: HC da UNICAMP está sendo passado para administração privada e nesta terça-feira será votada no CONSUN esta mudança. Existe a possibilidade desta proposta não passar nesta reunião. Será realizado um ato no dia da reunião.
Ed: Participou da ultima reunião do fórum popular de saúde do Estado de São Paulo, que junta diversas entidades de esquerda que debatem o tema, que teve como pontos principais a não privatização da saúde, contra as OS e contra as fundações estatais de direito privado.
Ano passado discutiram como iriam trabalhar no estado de SP, mas esse ano foi aprovado uma lei no estado de SP que podem se privatizar hospitais públicos, que até então eram somente os hospitais que o governo não conseguia administrar. Nesse ano o fórum começou a trabalhar de uma maneira mais orgânica, em uma leitura não dizem, mas que pode ser feita é da articulação desse fórum como a nova central sindical.
Foi encaminhado o pedido de revogação da lei das OS, uma semana de luta no dia 7 de abril (dia da saúde) em diversos pontos da cidade de São Paulo e participação do 1º de maio com material próprio do fórum.
Está sendo distribuído um manifesto do fórum que contextualiza a situação atual da saúde no Estado. COREP-SP e CONEP estão assinando o manifesto.
Bel: participou da pré-conferencia da saúde mental em Santos e disse que devemos debater a IV conferência nacional de saúde mental.
Felipe: o CA psico da Ufscar irá debater a lei do estágio e construirá em breve um material para debatermos no COREP-SP e da CONEP.

BALANÇO DO ATO MÉDICO
Washington participou de uma reunião no CRP-SP sobre avaliação das atividades do ato médico com diversas entidades da psicologia.
O CRP-SP problematizou de estarmos compondo atividades puxadas pelo CREFITO e que deveríamos começar puxar outras atividades, que problematize mais a questão da saúde, com entidades mais criticas em relação ao tema.
Foi falado sobre o esvaziamento das atividades e do despolitizamento das mesmas. Tentativa de entrar nas universidades com o debate, junto com o CRP-SP e com o COREP.

Encaminhamentos: Na próxima reunião fazer um ponto de formação sobre saúde que embarque concepção e políticas publicas existentes. Responsável CA PUC-SP (luis) CA PUC-Campinas (lara)
Dar peso para as atividades realizadas junto com o fórum popular de saúde, já que eles dialogam com as nossas pautas. Responsável PUC-Campinas (Ed)
Passar nas universidades junto com o CRP, quando possível, pautando a nossa visão de saúde de modo geral e não falando apenas do ato médico. Ligar para o CRP perguntando que ajudam eles poderá nos fornecer (ajuda de custo, ajuda em processos burocráticos para entrar nas universidades, rodar panfletos) – responsável Alex e Luis. Universidades que podemos passar logo após o nosso ponto de formação: USP-RP(ufscar), São Camilo(puc-sp), São Marcos(puc-sp), Unimep(puc-campinas) e Unisantos(unifesp).

PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.

Fê: Esse ponto surgiu durante o CONEPsi São Paulo, que o sindicato entrou em contato com os estudantes pedindo uma posição. Foi colado em pauta esse ponto no CONEPsi Belém e colocado o COREP-SP como o preparador do ponto.
Teve um evento preparatório para o CNP sobre essa questão que foi traçado um histórico e dadas às razões para o a existência da Psicologia no Ensino Médio e foi feita uma leitura que as razões de se pautar essa disciplina são amplas e que dizem respeito à função da escola. Foi aberto para discussões e perguntas e surgiram vários professores que davam essas disciplinas anteriormente e que não mais tem essa disciplina para atuarem.

Washington: Pensando no contexto da greve dos professores e que um representante da APEOESP que estava no debate não colocou as questões da precarização do trabalho do professor. E se coloca que a questão é trabalho e atuação do psicólogo nessa faixa do mercado.

Encaminhamentos: Felipe mandar para a lista do COREP-SP um texto sobre o que foi discutido na reunião para ser levado para o CONEPSI até 3ª feira, que poderá ser modificado até 5ª feira.
Propor que a CONEP retire seu nome da campanha a favor da psicologia no ensino médio e solte um manifesto do porque está retirando seu nome, problematizando esta campanha que visa reserva de mercado, que é extremamente ampla e que não determina nada sobre o que seria esta disciplina e o motivo pelo qual está sendo levado do porque a psicologia no ensino médio e que também problematize como todas as matérias são tratadas dentro da educação (como elas não dialogam com a realidade dos estudantes) e a precarização do trabalho sofrido pelos professores.
Propor que no ENEP tenha um GT sobre “contribuição da psicologia na escola”.
Luis mandar para lista do corep a cartilha “psicologia no ensino do 2º grau: uma proposta emancipadora”

FENPB

Luis deu repasse da ultima reunião do FENPB, que teve as seguintes pautas: avaliações das atividades do ato médico, CBP (congresso brasileiro de psicologia), BVS-Psi, CNP, Prova de especialista e GTs do FENPB.

CBP
Raquel não está confirmada na nossa conferencia sobre reforma universitária, pois um grupo a qual ela pertence está boicotando o evento.
Substituir a conferencia por uma mesa que aborde a questão da reforma universitária, os palestrantes serão Felipe (pagas), Gui (SINAES), Bel (reuni) e Ed (mediador). Gui responsável por fazer a ementa até 3ª feira para mandar para a lista do COREP.

CNP

Manter a deliberação da reunião passada do COREP-SP e levar para o CONEPSI a nossa decisão, pedindo para que a CONEP não indique nenhum estudante.
Mandar um documento para o CRP confirmando que o COREP não ira indicar ninguém para o VII congresso regional de psicologia. Responsável Bel até 3ª feira para mandar para a lista.

Organização do COREP
Bel levantou a dificuldade da realização desta reunião e da preparação para o seminário de formação, porem gostou do modelo em que foi levado o seminário.
Ed levantou que devemos garantir uma boa reunião mês que vem e com uma boa divulgação

Próxima reunião do COREP-SP – 24 e 25 de abril em bauru!

Seminário de formação sobre saúde – sábado todo
EREP
ENEP – campanha financeira
Ato médico
PL de estágio voluntário obrigatório para estudantes de psicologia
Planejamento de ações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s