Moção de Repúdio as Ações Realizadas Pela Administração da PUC-Campinas ao Fechamento dos Espaços dos Centros Acadêmicos

Link da Moção em pdf: Moção de Repúdio as Ações Realizadas Pela Administração da PUC-Campinas ao Fechamento dos Espaços dos Centros Acadêmicos

São Paulo, 14 de Agosto de 2012

O Conselho Regional dos Estudantes de Psicologia do Estado de São Paulo (COREP-SP) vêm a público manifestar apoio às entidades de base que sofrem com o autoritarismo e intransigência da administração da PUC Campinas que além de estar usando táticas de garantir a perseguição política aos estudantes, fecha o espaço destes sem nenhum tipo de consulta, eliminando a possibilidade de diálogo e construção coletiva, tarefa a qual uma instituição de Educação têm o dever de cumprir. Por isso assinamos o manifesto a seguir e estaremos juntos aos estudantes da PUC Campinas na luta contra esse disparate à democracia e liberdade de expressão na Universidade.
Carta que os alunos da PUC Campinas elaboraram sobre a situação lamentável:

Desde meados de 2006 a PUC Campinas vem tentando convencer os atuais C.A’s e D.A’s a assinarem um contrato de comodato que legitimaria o uso dos mesmos nos espaços cedidos pela faculdade para estes fins (diretório e centros acadêmicos).

No entanto, entre as mais variadas clausulas presentes no contrato, constava que o este deveria ser assinado por um membro da gestão (representando esta), se responsabilizando assim, por tudo que viesse a ocorrer no referido espaço. Isso é, se algo acontecesse no espaço em qualquer dimensão, quem se responsabiliza é alguém da gestão.

A lógica de comodato que a PUC Campinas coloca é a mesma que levou alunos do CACH da PUC-SP a serem incriminados pela universidade porque outros estudantes usavam m substâncias ilícitas no espaço da entidade, coincidentemente quando o CACH organizava uma manifestação contra o valor da mensalidade.

Então, os C.A.’s ativos da PUC Campinas se reuniram e pelo fato de não terem um DCE, organizaram um CEB (Conselho de Entidades de Base), onde começaram a discutir sobre a assinatura do contrato. Diante do estudo das clausulas, foi tirado que não assinariam este visto que seria prejudicial.

Neste ano, no final do primeiro semestre, a CACI (órgão mediador entre a PUC e seus alunos, que fica responsável pelo contrato) enviou um email para os alunos com em torno de três dias de antecedência, convocando os C.A.´s e D.A.´s para uma reunião sobre o contrato.

O C.A. de Psicologia não pôde comparecer. Este órgão então ligou para os membros da gestão e perguntou se eles iriam ou não assinar o contrato. Os membros justificaram que não tomariam nenhuma decisão sem antes convocar uma reunião do CEB visto que o C.A. de Psicologia não age sozinho e não é independente das outras entidades, as decisões no que diz respeito à faculdade devem ser tomadas em coletivo com os outros cursos.

O fato é que durante a conversa no telefone, em momento algum surgiu alguma fala que mencionasse o fechamento dos espaços destas entidades. E no dia 06 de agosto de 2012, ao retornarem o ciclo letivo, os alunos se depararam com os seus espaços fechados, com o miolo da fechadura das portas trocadas, sendo que alguns alunos estão com os seus pertences dentro das salas, além do patrimônio do C.A´s.

Vale ressaltar que o C.A. de Psicologia não assina o contrato pois não concorda em se submeter ao contrato imposto pela PUC que pode vir a prejudicar os seus membros, pois para a nossa entidade, este é um espaço do estudante e não da gestão, e deve ficar sempre aberto para que tod@s possam usufruí-lo, gostaríamos de renegociar com a faculdade as clausulas afim de que estas não venha a prejudicar nenhum(a) estudante. Outro aspecto importante, é que todos estes anos de resistência em assinar ao contrato, foram anos de luta de renegociação, onde o C.A. de Psicologia, juntamente com outros C.A.´s, se colocaram a disposição da CACI para reuniões e negociação, propondo alterações que nunca foram atendidas pela PUC, muito pelo contrário, as clausulas se mantém, juntamente com a pressão da CACI para que assinemos.

Os C.A´s e D.A.´s são espaços dos alunos! Contamos com a ajuda de todo o movimento estudantil dentro e fora da PUC e entidades que se coloquem ao nosso lado para que possamos nos organizar e fazer algo a respeito. Não é justo que tod@s @s estudantes tenham SEU espaço trancado na faculdade! Este espaço foi conseguido com muito suor e não deve de maneira alguma, perder a essência daquilo que nasceu pra ser: um espaço de liberdade do movimento estudantil do e para os estudantes.

COREP-SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s