MOÇÃO DE APOIO AOS ESTUDANTES DA SÃO CAMILO

O Centro Universitário São Camilo anunciou uma mudança nos rumos de sua gestão em 2012. A “sinergia” com a gestão da rede de hospitais e o concomitante projeto de “reposicionamento de mercado” resultaram em mudanças nas políticas internas do CUSC, o que acabou culminando na retirada indevida de bolsas assistenciais. As mudanças incluíram também a demissão de dezenas de funcionários (inclusive professores e coordenadores de curso) e aumentos de diversas taxas internas. Não por acaso, a mensalidade do curso de Psicologia teve uma redução, e praticamente não há novas ofertas de bolsas assistenciais, o que demonstra um claro projeto de mercado, no qual a educação é a mercadoria, voltado para o aumento de lucros em detrimento da qualidade do ensino.

Já no início do segundo semestre de 2012, muitos estudantes bolsistas não conseguiram fazer a rematrícula normalmente porque havia sido instituída uma nova regulamentação de avaliação das bolsas, aplicada retroativamente em relação aos desempenhos acadêmico obtidos no semestre anterior. Essa alteração foi realizada durante o período de férias sem qualquer aviso. Muitos estudantes, impedidos de fazer a rematrícula, solicitaram na secretaria do CUSC uma revisão de sua situação, porém os pedidos foram indeferidos sem justificativa. Alguns estudantes conseguiram na Justiça uma Liminar que garantia o direito à rematrícula com a bolsa. A Liminar, inclusive, só foi cumprida com uma nova notificação, constando que, o descumprimento judicial, acarretaria em multa diária e prisão do reitor. Ainda assim, o Centro Universitário se recusou a receber as mensalidades dos bolsistas parciais, impedindo deliberadamente que estes desfrutassem de seus Direitos.

Agora, no início do ano letivo de 2013, novamente bolsas assistenciais foram retiradas. Há casos em que fora constatado “erro no sistema” e o direito à bolsa foi reavido, em outros, não houve o mesmo desfecho. A justificativa do CUSC para esse procedimento continua sendo “aproveitamento acadêmico insuficiente”, mas isso é absurdo quando o novo sistema considera que disciplinas não cursadas (não obrigatórias, como ênfase de curso) possam reprovar, ou que faltas atestadas por condições médicas (como hospitalização) não são abonadas, mesmo tendo o estudante feito todos os trabalhos e avaliações necessários para justificar sua aprovação no semestre.

Trata-se, claramente, de uma mudança estrutural do Centro Universitário. A Gestão mudou; o horizonte agora é o mercado, não mais a formação com qualidade (o lucro vem em primeiro lugar). Para “melhorar” processos internos, um novo (e caro) sistema foi implantado. A partir daí, quaisquer dúvidas que possam advir de erros neste momento de transição devem ser suprimidas e quem é prejudicado é o estudante, especialmente aquele bolsista que foi impedido de continuar estudando e que sequer foi ouvido. E quando os estudantes se fazem ouvir, são retaliados por trabalhadores da própria Instituição.

Além disso, este ano foi anunciado o fechamento do campus Ipiranga II, sendo os cursos de Filosofia e Pedagogia “remanejados” para o campus Ipiranga I.

Nós, do COREP-SP, entendemos que essas mudanças ocorridas na São Camilo constituem um ataque aos estudantes. Decisões que influenciam diretamente a vida de estudantes, funcionários e professores foram tomadas sem diálogo com a comunidade acadêmica. O rumo tomado pelo CUSC aponta não para melhorias, mas para o aumento do lucro, em detrimento de uma educação de qualidade. Por isso, o COREP-SP declara apoio total aos estudantes da São Camilo prejudicados pela nova administração e a favor de um ensino de qualidade construído democraticamente.

Conselho Regional de Estudantes de Psicologia de São Paulo (COREP-SP)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s