Ata reunião 13 e 14.07

Escolas presentes: FMU, UMESP, UNIFESP, USP-RP, São Camilo, USP-SP, PUC-SP, PUCCamp

Informes:

 USP-RP: CEP (Centro Estudantil de Psicologia): Pensando o papel da representatividade, realizam 2 eventos: Encontros de Saúde Mental (6º edição) e Semana de Psicologia (12º edição). Há substituição de aula para o evento. Houve poucas pessoas no último evento. Pensar em representatividade a partir da adesão. Explicaram aos calouros sobre o CEP, o encontro tem um espaço de abertura para extensão. Muitos estão no último ano. Corte da cota de impressão, justo no período de iniciação do jornal

FMU: há uma letargia dxs estudantes, muitas dificuldades em articular o ME

UNIFESP: Houve a abertura do Espaço Estudantil quando xs estudantes resolveram enviar a lista com os nomes de responsáveis pela sala, mas o fizeram com uma quantidade alta e como não foram definidos os padrões, teve que ser aceito este limite. No E.E. organizamos ações auto gestionáveis, como o uso da computador e da impressora, onde os custos desta são realizados voluntariamente depositando o dinheiro numa caixa, além da consolidação de uma biblioteca solidária em que livros são doados e podem ser pegos livremente sem burocracias, além da reserva da sala, na qual qualquer pessoa pode fazer, simplesmnete anotando seu nome e atividade no quadro de reserva.Também estão organizando a intervenção na Audiência Pública com a reitora que acontecerá no campus.

 

UMESP:
O C.A passa por um momento de descomprometimento da gestão, com atrasos nos reembolsos financeiros, treinadores que barraram alunxs de jogarem no interpsico entre outras problemáticas
Houve a inclusão de Movimentos Sociais no calendário do próximo semestre: corep, megaeventos, machismo e terapias de reversão sexual.
Desta vez, o C.A não deu prioridade aos eventos científicos e manteve somente um grupo de estudo, que será de neuroanatomia.
O diretor da faculdade da saúde não quis anunciar os nomes de candidatos a coordenadores do curso e as representantes do colegiado por não participarem do movimento estudanti ainda tem uma posição muito passiva diante dessas problemáticas, não repassado a todxs xs alunxs o que é discutido em cada reunião do colegiado, que acontece semanalmente.
Há uma possibilidade de ser a nova coordenadora uma professora que não há consenso entre xs estudantes, porém o Centro Acadêmico não quer se posicionar em relação a isso.  Nas férias uma aluna tentou puxar diversas vezes o Centro Acadêmico para a construção de uma carta com o interesse de nomes para coordenação dxs estudantes, porém ninguém se mobilizou e agora há duas pessoas do C.A construindo esse documento. Uma aluna do colegiado disse que perguntou para o diretor o nome e que iria repassar axs alunxs.

Os atos: uma aluna faltou à supervisão para ir ao ato contra o aumento das passagens e a professora foi extremamente ríspida diante dessa situação, a aluna reclamou no facebook da situação e foi convocada para o Comitê de Ética. Não houve discussão disso no C.A, e a aluna também deixou quieto.

São Camilo: Aumentou o uso da sala do CA pelxs estudantes. Problemas das bolsas, pois há muita burocracia, não há eleição para coordenação do curso, a adm quer administrar como uma empresa e não como uma universidade. Muitxs não conseguem fazer a rematrícula. Houve um Congresso de Psicologia pago, depois se tornou obrigatório e gratuito para garantir a participação, houve questionamento do CA sobre isso e não houve resposta, enviou para a Ouvidoria. A coordenação intimou o CA e manteve-se contrário a esta postura autoritária. Rodar a panfletagem logo após a volta do ENEP.

 

Fórum Popular de Saúde SP: um local possível para manter as mobilizações. Não há consenso sobre a vinda de médicxs cubanos e o ato dxs médicxs não foi construído pelo Fórum, mas panfletaram junto com xs médicxs. I Grande Ato da Saúde (8 de agosto), fazer aula pública e tentar construir com todos os setores e chamar os outros núcleos. Articular com os outros Fóruns e a Frente Nacional para organizar por todo o país. Podermos organizar um ato no ENEP.

 

PUCCAMP: esse ano houveram as eleições para o DCE, duas chapas, o C.A apoiou (Podemos sorrir outra vez) e também fez parte. “A Filhos da Puc” é da UJS e uma galera mais reaça, e a chapa podemos conseguiu ganhar a eleição do DCE com 69% dos votos, dando prioridade aos espaços de movimentos sociais, enquanto a Filhos pegou os espaços de cultura e arte.
Construção de nova ferramenta política de formação, pois o ideal do EIV SP não estava condizente com os do C.A Psico.
Os espaços dos atos foram organizados pelo DCE, com muitos alunos, sendo uma entidade que realmente chama as pessoas para os espaços, porém como foi no final do período letivo houve desmobilização.
Dia Nacional de Mobilização estava em disputa de partidos de esquerda.

 

FMU: discutir no ENEP com estudantes da FMU

 

USP SP: o C.A estava participando das manifestações da passagem em SP, se organizaram pra irem juntos no ato do dia 17.06, foram cerca de 70 estudantes caminhando da USP até a Faria Lima e depois até a Ponte Estaiada. Depois foram aos atos da Cura Gay e Ato Médico, com saldo positivo.
A divulgação do ENEP foi fraca, porém vão 5 pessoas.

A perspectiva é continuar discutindo a questão da graduação, momento onde o curso está passando por uma avaliação, a presidente da comissão de graduação tem dialogado com xs alunxs para uma melhor discussão.

 

Encaminhamentos: Falar com organização do ENEP, articular o ato nacional contra a privatização da saúde.

Formação sobre trabalho de base em Ribeirão Preto.

Cota de impressão cortada por divulgação de jornal dxs alunxs como demanda da USP-RP.
Carta do COREP-SP sobre o processo antidemocrático da Metodista de escolha de nova coordenação.
Panfletagem na São Camilo.

 

Avaliação do atos e eventos

CONUNE: O evento teve poucos debates e se manteve mais na disputa política e de gestão da UNE, desqualificando a construção do próprio, legitimando somente as diretrizes trazidas pelos coletivos, com pouca reflexão minimamente coletiva de construção.

CONEPsi: Teve muita adesão, principalmente por ocorrer concomitante ao CONUNE, o que facilitou o transporte dxs participantes e conseguiu garantir encaminhamentos tanto do ENEP quanto da CONEP.

CNP: Aqui por SP foi a Sté como delegada. No total, tiveram 13 delegados estudantes do Brasil todo. Da sede (Brasília) não teve nenhum delegado. Muitas colocações dos proprios estudantes embasadas pela religião. Os estudantes só tinham voz nos grupos de discussão, não nas plenárias. Moção feita durante o congresso em apoio ao direito de voz dos estudantes. Só profissionais da Cuidar da profissão que assinaram a moção. Moção a favor da legalização do aborto foi repudiada por muitos e teve caso de profissionais que esconderam petições. CFP se comprometeu a incluir a CONEP para discussão sobre avaliação dos cursos. A moção sobre a voz dos estudantes foi aprovada. Também os CRPs divulgarão a existencia do ME e MA de psi. CRP 06 vai divulgar nossos belos materiais (COREP-SP). Parte dos estudantes estava lá para ter contatos profissionais, ao invés de focar no que seria deliberado no Congresso. Dificuldade de articulação da CONEP no próprio evento.

 

FENPB:

Encaminhamento: discutir espaço do Congresso da ABEP durante o ENEP (reuniao da CONEP)

Propostas:

Propor para que dia 8 o ato foque na questão da EBSERH durante o ENEP

Ver com o FOPS qual o panfleto final pra divulgar o ato do dia 8 em SP e organizar panfletagem.

 

Avaliação dos atos:
Foram confirmadas 234 pessoas no facebook, porém apenas 15 ou 20 compareceram no bloco do COREP-SP.

 

ENEP:

Campanha financeira: Thiago e Carla pegam livros na USP; Fazer 200 botons (Saúde não se vende; Love is love; Internação compulsória; Megaeventos). Pedir camisetas devolta (Ste e Carlos pressionam)!

 

Propor na plenária final que todos os articuladores regionais peguem tarefas do ENEP de forma a não sobrecarregar a sede.

 

COREP-SP se organizar durante o ENEP para pegar tarefas de forma a planejarmos melhor a nossa energia e a economia. Proposta de pegar secretaria. FAZER REUNIÃO DO COREP-SP DIA 8, DEPOIS DO ATO.

 

Durante o ENEP, distribuir as pessoas de SP pelos diferentes GDs; pessoas que já participam do COREP-SP mais organicamente também se espalharão pelos espaços. Zé facilita o GD sobre construção de CAs (com outros). Sté facilita de entidades psi (FENPB) (com outros).

Thiago facilita articulação regional (com outros). Zé no sobre privatização da saúde. Avisar Dick que ele facilitará o GD sobre Ocupações/remoções no contexto da Copa.

 

Organizar ELO sobre as últimas mobilizações nacionais.

Organizar ELO sobre Estatuto do Nascituro e a mulher (Carla e Sté).

Brainstorming de outras temas possíveis para ELOs: inserção de psicologues e assistentes sociais na educação; obrigatoridade de trabalhar no SUS depois da formação; ENADE; universidades particulares; PROUNI e REUNI

Propor Karina ou Luan pra mesa inicial.

 

 

PRÓXIMA REUNIÃO:

Indicativo de próxima reunião 21 e 22 de setembro em Ribeirão Preto. Proposta de discutir reforma curricular e trabalho de base. Trocar pelo grupo de emails os projetos políticos pedagógicos (e outras informações) das escolas que têm.

Sábado: recepção e depois formação

Domingo: organizativo e depois outra formação

Chamar Dário para fazer formação sobre trabalho de base (ver se é melhor para ele sábado ou domingo)

Para a discussão sobre curriculo: cada um trazer e publicar seu projeto político pedagógico. Chamar algum professor da COG de Ribeirão. Resgatar experiência de Santos e os LDBs com destaque

Para formação sobre trabalho de base: divulgar formação como: “as mobilizações atuais e os estudantes de psicologia”.

Indicativo de participar de um espaço na semana da psicologia da USP-RP (na primeira semana de setembro), para apresentar o COREP e convidar para a próxima reunião. Bruno vai confirmar o espaço.

 

Avaliação do COREP: precisamos retomar as formações nas reuniões do COREP; observar como a comunicação (a linguagem) utilizada no COREP é apresentada para quem estiver chegando pela primeira vez; tornar público que o corep é um espaço autônomo em relação a partidos políticos, entidades, governos e outros coletvos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s